quinta-feira, 2 de julho de 2009


Muitas pessoas confundem reencarnação com ressurreição e metempsicose.
Reencarnação é a volta da alma ao plano físico em um novo corpo material. João Batista foi Elias reencarnado.
Ressurreição é o renascimento da alma, com seu antigo corpo material, apesar de já ter estado morto até em decomposição, como aconteceu com Lázaro, ressuscitado por Jesus.
Só reencarnam nos mundos físicos as almas, ainda imperfeitas, que precisam de aprimoramento espiritual. Só ascendem aos mundos felizes e celestes as almas que se tornaram puras, santificadas, e, por isso, não mais necessitam renascer na matéria.
Metempsicose é uma palavra oriunda do grego “metempsycosis”, que significa a transmigração do espírito de um corpo para outro. Como doutrina filosófica religiosa oriental tem, entretanto, outro sentido, a reencarnação de uma alma humana em corpo de animal. Para os antigos egípcios a alma teria de reencarnar inúmeras vezes em corpos de animais, em um período de três mil anos, até adquirir a forma humana. Para os antigos gregos, segundo Platão,esse prazo era menor, apenas 1.000 anos. Para os indianos a reencarnação da alma pode acontecer, indiferentemente, em corpos humanos ou em animais. É por isso que na Índia não se matam as vacas. No animal pode estar reencarnado um parente ou amigo. ( Podemos ver isso na novela Global, “Caminhos da Índia, escrita por Glória Perez e dirigida por Marcos Schechtman.” )
O Espiritismo não aceita a hipótese da metempsicose oriental. A reencarnação em um animal seria um retrocesso na evolução do Espirito.
REENCARNAÇÃO E EMIGRAÇÃO PLANETÁRIA
DINKEL DIAS DA CUNHA

Nenhum comentário: