segunda-feira, 30 de abril de 2012

Psicógrafo




Diz o Orientador:
-Observe. Estamos diante do psicógrafo comum. Antes do trabalho a que se submete, neste momento, nossos auxiliares já lhe prepararam as possibilidades para que não se lhe perturbe a saúde física. A transmissão da mensagem não será simplesmente
“tomar a mão”. Há processos intrincados, complexos.
( André Luiz relata que o preparo para a psicografia começa bem antes da reunião, antes o médium havia recebido assistência espiritual)
- André Luiz disse: passei a observar, no corpo do intermediário, grande laboratório de forças vibrantes. As glândulas do rapaz transformaram-se em núcleos luminosos, perfeitas oficinas elétricas. Detive-me, porém, na contemplação do cérebro, em particular. Os condutores medulares formavam extenso pavio, sustentando a luz mental. O cérebro mostrava fulgurações. Os lobos cerebrais lembravam correntes dinâmicas, a epífise emitia raios azulados e intensos.
( Essa é a descrição do processo do mecanismo da psicografia, depois do médium ter sido preparado, ele se colocou a serviço da reunião do Centro Espírita e a partir daí as glândulas de seu corpo físico, pareciam, ao modo de ver do André Luiz, oficinas elétricas. Ele compara a medula do médium a vela, a ascender o pavio de sua mente. E essas irradiações luminosas todas sustentando nas glândulas e irradiando a partir da glândula pineal ou epífise. Um verdadeiro centro de forças da espiritualidade).
Prossegue o instrutor Alexandre:
-Transmitir mensagens de uma esfera para outra, no serviço de edificação humana, demanda esforço, boa vontade, cooperação e propósito consistente. É natural que o treinamento e a colaboração espontânea do médium facilitem o trabalho. O serviço não é automático... Requer muita compreensão, oportunidade e consciência. A sua preparação espiritual deve ser incessante. Qualquer incidente pode perturbar-lhe o aparelhamento sensível, como a pedrada que interrompe o trabalho da válvula receptora. Além disso, a nossa cooperação magnética é fundamental para a execução da tarefa.
( A cooperação dos amigos espirituais é muito importante, ela não se refere unicamente ao médium que vai escrever, são vários os espíritos que concorrem para aquela tarefa. O médium deve ter preparação, oferecer base segura para o bom desempenho da tarefa, pois sem essa base a tarefa não se realiza.).
Prossegue Alexandre o instrutor:
-Todo centro glandular é uma potência elétrica. No exercício mediúnico de qualquer modalidade, a epífise desempenha o papel mais importante. Através de suas forças equilibradas, a mente humana intensifica o poder de emissão e recepção de raios peculiares à nossa esfera. É nela, na epífise, que reside o sentido novo dos homens.
( É como se ela a epífise fosse a sede da mediunidade no organismo físico do homem e ao mesmo tempo, como se ela fosse o intérprete das energias provenientes do plano espiritual, é através dessa glândula da epífise que a mediunidade se potencializa na sua máxima expressão).
Diz André Luiz:
-A glândula pineal do intermediário expedia luminosidade cada vez mais intensa.

O Orientador prossegue explicando a André Luiz:
-A operação da mensagem não é nada simples, embora os trabalhadores encarnados não tenham consciência de seu mecanismo intrínseco, assim como as crianças, em se fartando no ambiente doméstico, não conhecem o custo da vida ao sacrifício dos pais. Muito antes da reunião que se efetua, o servidor já foi objeto de nossa atenção especial, para que os pensamentos grosseiros não lhe pesem no campo íntimo.
( Aqui fica bem claro, a necessidade de arejarmos os nossos pensamentos, de escolhermos, as melhores opções em termos de diversão, de estudo, de concentração, de leitura antes da reunião espiritual).
Continuando:
-Foi convenientemente ambientado e, ao sentar-se aqui, foi assistido por vários operadores de nosso plano.
( Antes da psicografia, além da assistência feita em seu lar, o médium é assistido por vários operadores espirituais)
Prossegue Alexandre:
- Antes de tudo, as células nervosas receberam novo coeficiente magnético, para que não haja perdas lamentáveis do tigróide (corpúsculos de Nissel), necessário aos processos da inteligência. O sistema nervoso simpático, mormente o campo autônomo do coração, recebeu auxílios enérgicos e o sistema nervoso central foi convenientemente atendido, para que não se comprometa a saúde do trabalhador de boa vontade.
( percebe-se aí o cuidado dos médicos do além, para que o médium e sua mente não sejam afetados, pois é através da inteligência que a mensagem vai ter a sua base. Não só com a tarefa em si, os amigos espirituais, se preocupam com o psicógrafo, para que ele não seja afetado). O vago ( Um dos nervos principal do cérebro) foi defendido por nossa influenciação contra qualquer choque das vísceras. As glândulas supra-renais receberam acréscimo de energia, para que se verifique acelerada produção de adrenalina, de que precisamos para atender ao dispêndio eventual das reservas nervosas. ( Há um apoio total espiritual, para que a tarefa se realize, sem prejuízos para o psicógrafo, os médiuns não tem, muitas vezes, a idéia de tudo que acontece e de todo o trabalhos que ocorre para a feitura da tarefa. Por isso devemos ser vigilantes, para que todo esse trabalho não venha a ser em vão. Para isso há a necessidade de observância em suas tarefas antes do momento do trabalho que será realizada há necessidade de disciplina.)
Comenta André Luiz, sobre o médium em questão no livro:
-Nesse instante, vi que o médium parecia quase desencarnado.
Suas expressões grosseiras, de carne, haviam desaparecido ao meu olhar, tamanha a intensidade da luz que o cercava, oriunda de seus centros perispirituais. ( Isso porque a ligação era tamanha e a sintonia muito grande).
Um espírito fica incumbido da tarefa da psicografia, este toma a mão do médium é começa sua tarefa. No livro em questão o nome do espírito que está designado para essa tarefa é Calixto. ( Segue as instruções)

- Calixto – falou Alexandre, em tom grave – Temos seis amigos para o intercâmbio; todavia, as possibilidades são reduzidas.
Escreverá apenas você. Tome seu lugar. Recorde sua missão consoladora e nada de particularismos pessoais. A oportunidade é limitadíssima e devemos considerar o interesse de todos.
( Isso mostra que a disciplina também se impões aos espíritos comunicantes).

- Calixto postou-se ao lado do médium, que o recebeu com evidente sinal de alegria. Enlaçou-o com o braço esquerdo e, alçando a mão até ao cérebro do rapaz, tocava-lhe o centro da memória com a ponta dos dedos, como a recolher o material de lembranças do companheiro.
( Temos aí explicitado o modo operante da psicografia. O Calixto já era o espírito preparado para escrever, ele já tinha o conhecimento do processo e quando ele se enlaça ao médium ele vai tocar o centro da memória do médium, não a mão, mostrando que o médium tem co-participação e com isso obrigação de estar preparado culturalmente, espiritualmente, se preparar no conhecimento e no domínio da língua, estudando o Português, para que ele, médium tenha mais condições e recursos a oferecer ao espírito comunicante).
Continuou André Luiz:
- vi que a luz mental do comunicante se misturava às irradiações do trabalhador encarnado. ( Fenômeno mediúnico onde as duas personalidades se conjugam). A zona motora do médium adquiriu outra cor e outra luminosidade.
Alexandre aproximou-se da dupla em serviço e colocou a destra sobre o lobo frontal do colaborador humano, como a controlar as fibras inibidoras, evitando, quanto possível, as interferências do aparelho mediúnico.
( O Médium, tem ajuda antes de chegar ao centro, depois quando chega ao centro, durante o processo, é uma tarefa complexa. Se não fosse André Luiz escrevendo através do Chico Xavier, nós não saberíamos de tudo isso. Por isso agora que você médium tomou conhecimento de tudo isso, sua responsabilidade aumenta ainda mais, tendo que tomar os devidos cuidados para que seja facilitado o processo de comunicação).
Continuando:
- Calixto mostrava enorme alegria no semblante feliz de servo que se regozija com as bênçãos do trabalho e, dando sinais de profunda gratidão ao Senhor, começou a escrever, apossando-se do braço do companheiro e iniciando o serviço com as belas palavras:

– A paz de Jesus seja convosco! 


Mecanismo da Psicografia ( Primeiro Forum da Mediunidade)
Palestra ministrada pelo Geraldo Lemos Neto -Belo Horizonte - MG)
 

Nenhum comentário: