sábado, 28 de abril de 2012

Devemos dar a outra face?




Os preconceitos do mundo, produzem no ser humano uma suscetibilidade que podemos muitas vezes chamar de sombria. Uma delas é o chamado “ponto de honra”.
Esse sentimento, surge nascido do orgulho e da exaltação da personalidade, fazendo com que o homem retribua uma injuria com outra injuria, uma ofensa com outra ofensa, o que é tido como justiça por aqueles cujo censo moral encontra-se ainda no mesmo nível das paixões terrenas. Uma prova, são as leis mosaicas que prescreviam: olho por olho, dente por dente. Tudo em harmonia com o tempo em que Moisés vivia. Veio o Cristo e disse: - “ Retribui o mal com o bem, se alguém lhe bater em uma face, apresenta-lhe a outra”.
Para quem é orgulhoso, isso pode parecer covardia, já que ele não entende que existe mais coragem em suportar o insulto do que tomar uma vingança; e não compreende porque sua visão não vai além do presente.
Devemos, no entanto, tomar ao pé da letra essa lei?
E quanto ao outro, que manda arrancar o olho quando for causa de escândalo?
Se levássemos ao pé da letra tais ensinamentos, nós estaríamos condenando toda repressão e abrido caminho aos maus. Eles estariam isentos de qualquer temor se não houvesse um freio para eles. O próprio instinto de conservação, uma lei da natureza, impede alguém de oferecer o pescoço ao assassino.
Temos que entender o que Jesus queria condenar. Ele não queria que não nos defendêssemos, mas sim, evitássemos a vingança. Que não devemos pagar o mal com o mal, que o homem deve aceitar com humildade tudo que seja bom para abater-lhe o orgulho, que melhor ser ofendido do que ofender, que o duelo não passa de uma manifestação do orgulho.
Somente acreditando na justiça de Deus, que não deixa impune o mal, pode o homem suportar os golpes que sofre nos interesses e no amor próprio.
Quanto mais elevado o nosso pensamento, acima da vida material, tanto menos seremos magoados pelas coisas da terra.
Obs. Da mesma forma que as passagens bíblicas falam de acordo com o entendimento da época, devemos observar que os escritos de Kardec, também se dirigem à época anterior a nossa, dizendo assim, tudo o que nesse tempo poderia ser entendido.
Hoje, podemos observar que a mensagem principal é:
A vingança, a retribuição do mal, só nos faz vibrar de modo negativo, atraindo para perto espíritos que precisam e se nutrem por tais sentimentos obscuros. No final das contas, acabamos recebendo toda a carga negativa que o agressor pretendeu, dando a este o prazer de nos ter magoado.
Não podemos esquecer de proteger nosso espírito, esse sim, merecedor de todos os cuidados possíveis. Nosso verdadeiro EU.

Evangelho Segundo O Espiritismo
Allan Kardec -  Adaptação de Eduardo Imbuzeiro da Fonseca.

Nenhum comentário: