sexta-feira, 19 de novembro de 2010

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA


Pergunta: Exerce os Espíritos alguma influência nos acontecimentos da vida?

Resposta: Certamente, eles aconselham.

Pergunta: Esta influência pode ser de outra forma, além dos pensamentos, agindo diretamente nos acontecimentos das coisas?

Resposta: Sim, mas nunca atuam fora das leis da natureza.

“Temos a idéia que aos Espíritos só cabem a ação por fenômenos extraordinários, como milagres. Mas não é assim, por isso sua intervenção passa às vezes despercebida, parecendo natural, como uma inspiração, ficando o homem crente que obedece a um impulso próprio e com isso conserva o seu livre arbítrio”.

Pergunta: Essa ação dos Espíritos sobre a matéria pode provocar certos efeitos, para materializar um acontecimento.
Exp.: Um homem tem que morrer; sobe uma escada, a escada se quebra e ele morre da queda. Os Espíritos poder quebrar essa escada, para que o destino desse homem se cumpra?

Resposta: Os Espíritos não podem mudar as leis da natureza. Podem inspirá-lo a subir naquela escada, caso seja o seu destino morrer daquela forma. Assim como podem inspirá-lo a não subir para que não se machuque, caso não seja seu destino. Mas, o motivo da escada quebrar, pode ser por estar mal colocada ou por má conservação da mesma.

Pergunta. Um homem tem que morrer fulminado por um raio. Refugia-se debaixo de uma árvore. O raio atinge a árvore e o mata. Podem ter sido os Espíritos que provocaram a produção do raio na direção do homem?

Resposta: É o mesmo caso da pergunta anterior. O raio caiu naquela árvore devido às ações da natureza. Agora o homem pode ter recebido a inspiração de abrigar-se naquela árvore sobre a qual o raio cairia para que se cumprisse o destino dele. Mas o raio cairia naquela árvore estando ou não o homem lá.

Pergunta: E o caso de uma pessoa mal intencionada que dispara uma arma em direção de outra e a bala passa próxima, mas não o atinge. Pode este ter sido protegido por um bom Espírito que desviou a bala?

Resposta: Se não tiver o destino da pessoa morrer daquela forma, a inspiração do Espírito bondoso, será captada pelo indivíduo que se livrará de ser atingido desviando-se, ou o sujeito não conseguirá mirar direito e errará o tiro. Na verdade disparada a arma, a bala seguirá o trajeto que tem que seguir.

Obs. Vemos todos os dias casos semelhantes a esse, onde algumas pessoas sentem que foram salvas por milagre.

Pergunta: Não podem os Espíritos levianos e zombeteiros criar pequenos embaraços à realização dos nossos projetos e transformar as nossas projeções para o futuro? Serão eles os causadores das pequenas misérias da vida humana?

Resposta: Esses Espíritos sentem prazer em causar aborrecimentos, mas cabe a você, ser firme e ter paciência nas coisas da vida, dessa forma eles acabam cansando, pois vêem que nada conseguem. Mas não seria justo imputar tudo que acontece na vida aos Espíritos, muita coisa acontece por nossa própria culpa.

Pergunta: Esses Espíritos agem impelidos por problemas pessoais, ou por pura maldade?

Resposta: Por uma ou por outra coisa. Às vezes eles são movidos por animosidades desta ou de outras vidas e outras vezes por pura maldade.

Pergunta: Acaba com a morte a malevolência dos seres que nos fizeram mal na Terra?

Resposta: Muitas vezes eles reconhecem os erros e a injustiça que cometeram. Mas também há os que continuam a perseguí-lo cheios de ódio. Isso vai depender da sua necessidade de ainda aprender com essa perseguição, se você não precisar, ele não terá permição.

Pergunta: Como acabar com essa perseguição?

Resposta: Pode orando para eles e retribuindo o mal com o bem, Agora se você se colocar acima de suas maquinações, vibrando positivo, não dando motivos. Eles perceberão que nada conseguem e então desistirão. Tudo é energia, se sua energia estiver elevada, esses Espíritos nada poderão contra você. Portanto, não abra uma porta, desejando mal aos outros, tendo pensamentos negativos. Como já falei, você é o seu pior inimigo.

“A experiência demonstra que alguns Espíritos continuam em outra existência a exercer as vinganças que vinham sofrendo e que assim, cedo ou tarde, o homem paga o mal que tenha feito a outrem”. (Lei do retorno)

Pergunta: Têm os Espíritos o poder de afastar de certas pessoas os males e de favorecê-las com a prosperidade?

Resposta: De todo não; há males que estão nos decretos da Providência, digo no seu destino. Mas podem amenizar as dores dando, paciência e resignação.
Cabe também a você livrar-se dos males ou atenuá-los. Deus deu a você inteligência, e com ela deve livrar-se dos perigos. É com a Inteligência também que os Espíritos bons, vos auxiliam, sugerindo idéias para o vosso bem. Você precisa se ajudar para ser ajudado.
Buscai e achareis, batei e se vos abrirá.  
Também deve saber que nem sempre o que julga mal é para prejudicá-lo.

Pergunta: Podem os Espíritos fazer que obtenham riquezas os que lhes pedem que assim aconteça?

Resposta: Algumas vezes, como prova. Com a riqueza, muitas pessoas ficam orgulhosas de mais, achando-se melhor do que outras, inferiorizando as que menos possuem. Porém, quase sempre recusam esse pedidos,como se recusa à criança a satisfação de um desejo inconsiderado.

Pergunta: São bons ou maus Espíritos que concedem esses favores?

Resposta: Podem ser bons ou maus. Depende da intenção. Mas, nas maiorias das vezes os que os concedem são os Espíritos que querem arrastar para o mal e que encontram meio fácil de conseguirem, facilitando os gozos que a riqueza proporciona.

Pergunta: Será por influência de algum Espírito que, fatalmente, a realização dos nossos projetos parece encontrar obstáculos?

Algumas vezes é por ação de Espíritos; muita mais vez é por elaboração errada e na execução dos projetos. Se você seguir por um caminho errado em seus projetos, a culpa será sua, por não ter calculado o risco, se organizado melhor, provocando assim o insucesso deste.  

Pergunta: Quando algo bom acontece, é aos Espíritos nosso protetor que devemos agradecer?

Resposta: Agradeça primeiramente a Deus, que sem ele nada acontece e depois aos bons Espíritos que foram os agentes de sua vontade.

Pergunta: O que aconteceria se esquecermos de agradecer?

Resposta: O que sucede aos ingratos.

Pergunta: No entanto existem pessoas que não pedem, nem agradece, no entanto tudo acontece de bom.

Resposta: Porém pensem bem, quanto mais elas receberam, mais contas elas terão que prestar, pelas facilidades que a vida lhes deu. Quem é feliz deve fazer outros felizes.

O Livro dos Espíritos
Allan Kardec

Nenhum comentário: