quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ação dos Espíritos nos fenômenos da Natureza



Livro: O Livro dos Espíritos
Allan Kardec
Perguntas: 536, 537, 538, 539,540






Pergunta: Os Grandes Fenômenos da Natureza ocorrem por acaso ou têm uma finalidade necessária?

Resposta: Tudo ocorre com a permissão de Deus, nada é por acaso. Às vezes, a razão de ser é o homem, porém, na maioria das vezes, servem para restabelecer o equilíbrio e a harmonia das forças físicas da natureza.

Pergunta: Sabemos que a vontade de Deus prevalece nisso como em tudo. Porém, como sabemos que os espíritos conseguem agir sobre a matéria, sendo agentes da vontade de Deus, será que alguns deles não influenciam sobre os elementos da natureza para agitar, acalmar o dirigir?

Resposta: Evidente que sim. Nem poderia ser de outro modo. Deus não exerce ação direta sobre a matéria. Ele tem agentes dedicados (Espíritos) em todos os graus da escala dos mundos.

Pergunta: A mitologia Antiga era fundada (baseada) inteiramente em idéias espíritas, com a única diferença que consideravam os Espíritos Deuses. Uns eram Deuses do Vento, outros do raio, outros de influenciarem sobre a vegetação etc. Essa crença tem fundamento?

Resposta: Não é destituída de fundamento, mas ainda está muito longe da verdade.

A)    Então podem existir Espíritos que habitam o interior da Terra e comandem os fenômenos ecológicos?  (terremotos, vulcões)

Resposta: Esses Espíritos não habitam a terra. Conduzem esses fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que tem. Um dia, vocês vão receber a explicação de todos esses fenômenos e irão compreendê-los melhor. (desde a época da redação do livro, até os dias de hoje, a ciência compreende melhor esses fenômenos, o que não quer dizer que sabe tudo).

Pergunta: A produção, por exemplo, de uma tempestade, é obra de um só Espírito ou muitos se reúnem para criá-la?

Resposta: Reúnem-se em massas inumeráveis.

Pergunta: os Espíritos que exerce ação sobre os fenômenos da natureza agem com conhecimento de causa usando seu livre-arbítrio? Ou por instinto, um impulso sem pensar?

Resposta: uns sim, outros não. Vamos fazer uma comparação.
Vejamos essa quantidade enorme de animais que faze surgir do mar, ilhar e arquipélagos. Você acha que não tem aí um fim providencial que toda essa transformação no globo não é necessária para a harmonia geral? No entanto, são animais de pequeníssima ordem que executam essa obra fazendo para suas necessidades, sem suspeitarem que são instrumentos de Deus.
Da mesma forma, os Espíritos mais atrasados têm utilidade para o conjunto, enquanto engatinham para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e gozem plenamente de se livre arbítrio, atuam em certos fenômenos e, inconscientemente, são agentes. Primeiro fazem, mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão o mundo material, depois poderão ordenar e dirigir as coisas do mundo moral.
E assim tudo se encadeia na natureza. Desde o átomo primitivo até o arcanjo que também começou por ser átomo. É a nominável lei da harmonia que, o seu Espírito, ainda acanhado, (pouco desenvolvido) não pode aprender em seu conjunto.

Nenhum comentário: