quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Há muitas moradas na casa de meu pai.

Estudo do Dia: 07/08/2010

Não se turbe o vosso coração-Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu pai: se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido é que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, afim de que onde eu estive, também vós ai estejais. (S.João, 14 i a 3j)

A casa do pai refere-se aos muitos mundos existentes no universo. A cada espírito uma morada diferente, de acordo com a sua evolução.
Independente da diversidade dos mundos existentes no universo, nas palavras de Jesus, refere-se ele na evolução da alma. Se mais ou menos evoluídos, irá variar a sua morada (digo onde irá reencarnar)
Enquanto alguns Espíritos não conseguem se afastar da terra, presos as lembranças e sensações terrenas, outros se elevam e ganham mundos superiores.
Há Espíritos que culpados de suas atitudes na terra, habitam o Umbral, vários são os motivos que perturbam os espíritos: o ódio, o remorso, o vício, o apego e até a indiferença.
Por tudo isso: “Há muitas moradas na casa de meu pai”.


As diferentes Categorias de Mundos Habitados.

Os mundos variam com o grau de evolução dos Espíritos.


Existem Mundos Inferiores ao da Terra , física e moralmente e outros Mundos Superiores.

Nos Mundos Inferiores: a existência é toda material, sem muitas regras. As paixões, os sentimentos são mais aguçados, tais com: ódio, rancor, paixão, ciúmes, inveja e etc.

Nos Mundos Intermediários: mistura-se o bem e o mal

Classificação dos mundos:

Mundos primitivos: destinados às primeiras encarnações da alma humana.

Mundos de expiação e provas: onde domina o mal, mas também existe o bem.

Mundos de regeneração: onde os espíritos descansam para ganhar força e seguir sua evolução em outros mundos.

Mundos Ditosos: onde o bem predomina.

Mundos Celestes e Divinos: habitados por Espíritos evoluídos onde só o bem existe.


A Terra é considerada um mundo de expiação e  provas, por isso o homem convive com tantas misérias. Temos que pensar e ver que todos nós, que na Terra encarnamos, somos imperfeitos e estamos aqui para evoluir e que essa evolução se dará através do que aprendermos aqui . Devemos tirar o melhor proveito de nossas vitórias e também dos nossos sofrimentos, pois é por meio deles que poderemos melhorar e nos fortalecer para continuar nossa jornada.

Os Espíritos não encarnam sempre no mesmo mundo, quando em um mundo eles alcançam o grau de perfeição que este oferece, passam para outros mundos mais adiantados e assim por diante, até que cheguem ao estado de espíritos puros.

Podem esses Espíritos como recompensa, ascenderem a mundos mais elevados e como castigo ou por necessidade, se prolongarem no mesmo mundo ou até em mundo inferior. Isso não quer dizer que o Espírito regrediu, pois eles não regridem em sua evolução. Os valores adquiridos permanecem latentes em seu inconsciente, e suas quedas morais são temporárias, mesmo que durem milênios, um dia sentirão necessidade de evoluir e retornarão a consciência.

Embora haja tanta maldade, tantas paixões grosseiras, tantas doenças e sofrimentos na Terra, devemos entender que não está nela toda a humanidade existente no mundo. Aqui está apenas uma parte dessa humanidade. A espécie humana abrange todos os seres que povoam o Universo, nos seus diversos planetas.

Para exemplificar podemos fazer a seguinte comparação: Em um hospital, se vêem doentes, sofrimentos etc., em uma penitenciária, condenados, malfeitores, viciados, doentes sexuais e etc. Assim é a Terra, habitada por Espíritos ainda impuros e necessitados de correção e evolução. Não mandamos para hospitais pessoas cheias de saúde, assim como não vem para a Terra espíritos puros e sim os que precisam depurar-se.

A Terra pode se comparar a uma pequena aldeia em relação ao Universo, e a situação moral da Terra tem haver com a natureza de seus habitantes, com o grau de evolução destes.
Do mesmo modo como na cidade a população não se encontra toda em um hospital ou na penitenciária, também na Terra não está toda a espécie humana.
Um doente ao se curar sairá do hospital e um condenado depois de ter sua pena cumprida deixará à penitenciária, o homem sairá da Terra, quando curado estiver de suas enfermidade.

Mas não estamos aqui jogados a própria sorte, Deus é justo e para nos ajudar tem nos enviado através dos tempos, espíritos evoluídos, como Jesús Cristo, Gandhi, Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá e tantos outros.
A Terra é uma escola, e nós somos os alunos, só precisamos prestar atenção, para podermos passar de ano.

Textos retirados dos livros: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec; Reencarnação e emigração Planetária, Dinkel Dias da Cunha, Blog Mundo Espiritual.
Adaptado por Ana Maria, Blog Espiritualidade.

Nenhum comentário: