quinta-feira, 21 de abril de 2011

Moléstias mentais e espirituais – Parte II Espiritismo, Espiritualidade





Na cabeça existem 7 chakras de extrema importância, sendo dois magnos (frontal e coronário) e cinco grandes em volta do coronário, de nome CONJUNTO SONOMEDULAR, raro será o ser que não tenha um desequilíbrio mental.

A própria psiquiatria moderna concorda que não existe fronteira entre o estado normal e anormal, como diz o ditado popular: “Existem loucos para tudo”.

O critério mais aceito para a sanidade mental é o comportamento, daí considera-se normal o sujeito que possui a capacidade de ajustamento a todas as circunstâncias da vida.


Cérebro Defeituoso:

Existem dois casos específicos, anomalias de nascença, quando o cérebro nasce com defeito desviando padrões energéticos do pensamento causando desvios de conduta.

Em muitos casos a ação do pensamento que é ideoplástico sobre a matéria sutil do paracérebro acaba criando um molde que com o tempo acaba desfigurando o cérebro físico e este molda-se ao que é alimentado por maus pensamentos, que na realidade são ondas energéticas de grande poder transformador.


Personalidades Psicopáticas:

Casos de pessoas que apresentam um distúrbio num certo setor, que mostram comportamentos anormais, tais como: amoralidade, mentira, inescrupulosidade, agressividade, perversão sexual, ciúmes, orgulho, inveja, luxúria, ganância, gula, preguiça. Nota-se que são pessoas agradáveis, tipos inteligentes, vivos, porém possuem esses defeitos que podem aflorar numa leve contrariedade. O mal reside apenas na falha do caráter, com os quais já nascem; desde criança os sinais vêm surgindo, aparecendo. Qual criança não nasce com a birra, o ciúme, a má criação, pequenas mentiras? Isso não se ensina a uma criança

Fixação Mental:
Os pensamentos fixos são causados pelo processo mórbido repetitivo, conhecido nos meios ocultos como processo de auto-obsessão, pela psiquiatria como: idéia fixa. Esse processo é como o OVO E A GALINHA – Quem nasceu primeiro? – No caso atrás de uma fixação mental existe um espírito desencarnado. Ordens internas para matar alguém, para matar-se, são comuns nas entrevistas em prisões, quando se pensa ser uma desculpa, descobre-se que este relato existe em qualquer penitenciária de qualquer lugar do mundo.

Angústia:
A ansiedade quando superdimensionada cria a angústia, que se torna penosa, uma emoção que trás consigo o pavor, o medo, aflição, sente-se ameaçada por um inimigo terrível no qual não vê, sofre por não poder defender-se do inimigo inexistente. Em suma arrasa-se, fica sem reação. Cria-se neste campo as diversas fobias.

Deslizes morais:
Casos de erros cometidos contra o próximo podem gerar o remorso, autoculpa, evoluindo esse mal leva o ser a julgar-se o último dos seres, entrando num processo de recalque, que pode gerar um ódio incontrolável, a tudo e a todos. Tendo a culpa como defesa.

Emersão de Lembranças do Passado:
Estes casos não são tão raros como parecem, mas geralmente surgem em pessoas idosas, quando a matéria frouxa laços energéticos e fluem por essas brechas lembranças de vidas passadas que se interligam com a vivência atual, criando um desarranjo mental; muitos diagnósticos chamam de arteriosclerose. Caso típico, aconteceu na Inglaterra: Um velho saudável e querido, no fim da vida foi morar com seu filho. De uma hora para outra passou a temer o filho dizendo que este queria envenenar sua comida para ficar com sua fortuna (que no caso não existia), chegou ao caso de ter que ser internado, por recusar-se a comer.

Essas fraquezas são oriundas de espíritos lutadores, que cansados, na velhice do cérebro físico deixam aflorar lembranças do inconsciente, vivem na ficção mental e voltam a ser: marqueses, barões, generais, magnatas, ministros, banqueiros, ricos. A mente volta ao pretérito, assim um velho general: Volta a dar ordens, enfurece-se se não for obedecido, e a vida passa da vigília para a loucura.

Obs: Numa vida em que um ser possui um cargo importante, a fixação de ser poderoso, fica arraigada dentro do seu ser que, mesmo que viva 10 vidas como pobre, vai aflorar sempre num futuro uma vida em que o poder e o sucesso se fizeram presente.

Alucinações:
É a percepção sem o objeto; o sujeito vê e ouve o que para ninguém existe. Pode-se dizer que as experiências internas se exteriorizam em forma de imagens perceptíveis. Embora não tenha consistência, constituem para o sujeito parte do real da vida mental do paciente. Segundo os psicanalistas as alucinações indicariam necessidades psicológicas como desejos, censuras, sentimentos de culpa, autopunição, satisfação de impulsos e anseio por uma realidade mais adequada ao paciente.

As alucinações podem ser provocadas por drogas, certas plantas alucinógenas. Mas as alucinações produzidas por problemas psicóticos, as auditivas (ouvir vozes) que criticam o sujeito, o acusam de ser homossexual, ter cometido tal crime. Fato vulgaríssimo nos manicômios, essas são chamadas de esquizofrenia e a chamada parafrenia. O delirium tremens, mal que acossa os alcoólatras inveterados, é um alucinose em que as alucinações são aterrorizantes.

Uma pessoa afetada pela esquizofrenia (diagnóstico psiquiátrico) fala de si mesmo na terceira pessoa do singular (ele), ataca a si mesmo, com palavrões, socos na própria cabeça.

Mas para a literatura espírita que aceita a doença psicótica, mais alia a ela a obsessão de desencarnados no processo.

Esquizofrenia:
A distonia esquizofrênica é dos mais complexos quadros da patologia mental, revelando-se nas quatro fases cíclicas e graves do:

  • Autismo,
  • Hebefrenia,
  • Catatonia
  • e Paranóia.
Primeiro podemos definir a esquizofrenia, como um transtorno espiritual, que se manifesta no corpo físico, através de uma série de desequilíbrios:

  • alucinações;
  • delírios;
  • manias persecutórias;
  • alteração da sensação;
  • apatia;
  • desinteresse;
  • falta de motivação para qualquer realização;
  • indiferença inclusive em relação à higiene;
  • embotamento afetivo.
Todos decorrentes da necessidade de o espírito resgatar os delitos praticados em existências anteriores.
Nesse caso podemos chamá-la de um distúrbio orgânico, já que foram impressas no aparelho fisiológico todas as necessidades para a liberação;

Segundo, como um processo de natureza obsessiva, em que o agente perturbador, hospedando-se no perispírito do seu inimigo, aquele que antes o infelicitou, atormenta-o, apresenta-se-lhe vingador, desorganiza-o interiormente, desestabiliza as conexões neuroniais, produz-lhe outras disfunções orgânicas, delírios, alucinações;

Terceiro, como um processo misto, no qual o enfermo fisiológico é também vítima de cruel perseguição, tornando-se obsidiado simultaneamente.

O êxito no tratamento clássico ainda é inexpressivo porque a terapêutica não é conduzida às fontes geratrizes da loucura: o espírito reencarnado e os desencarnados que o martirizam, no caso das obsessões.

MANOEL P. DE MIRANDA

Obsessões:
Por sintonia um espírito desencarnado se aproxima de um enfermo encarnado, por magnetismo, por vibração. Por vingança, por perseguição, acabam se comunicando e produzindo os desvarios: alucinação + obsessão.

No espiritismo moderno já supõe-se ao tratar a enfermidade a luz da Psiquiatria:

1º)  Doença Mental Pura e Simples: No caso sem obsessão (Esquizofrenia).

2º)  Doença Mental mista associada a Obsessão: (Esquizofrenia com Obsessão).

3º) Doença Mental por Obsessão: Chamada de loucura obsessiva (Obsessão).


Neurose e Psicose:




Todos os estados da mente doentia acabam sendo distribuídos por duas condições gerais de desordem mental: NEUROSE e PSICOSE distintas primariamente por intensidade de desarranjo.

A Neurose pertence à PSICANÁLISE
A Psicose pertence à PSIQUIATRIA.

Neurose é um distúrbio emocional da personalidade que conduz o sujeito a um estilo de vida desajustado. Ele sempre está em conflito consigo mesmo ou com o ambiente. No primeiro caso porque idéias conflitantes se debatem no seu interior, no segundo porque ele luta contra as contradições conflitantes externas, o que constitui uma ameaça à sua vida. Neurose = Perturbação. Cujo sintoma principal é não conseguir manter uma estabilidade emocional mental. Levando-o a tristeza, desânimo, agressividade, descontrole.

Perturbação aplica-se principalmente aos espíritos desencarnados com neurose.

Muito são os comportamentos dos Neuróticos:

1º) Aproximam-se dos outros por necessidade de afeto não suportam a solidão, muita carência afetiva;

2º) Opõem-se aos outros, por que são agressivos, ambiciosos, querem dominar ou possuir tudo;

3º) Afastam-se dos outros por não suportarem o contato humano e sentem-se melhor no
isolamento.
Um homem normal tem certas doses desses sintomas, mas em dose equilibrada, tem o controle, é amistoso, compreensivo, solidário e cooperativo.

Um dos aspectos fundamentais da NEUROSE, é que ela se dá nas relações humanas e no trabalho.

Um dos primeiros estado Neurótico que se percebe num doente, é a crise neurótica (crise de angústia, desequilíbrio emocional).

É costume dar o nome de Esgotamento Nervoso, colapso nervoso. Um homem aparentemente normal sofre uma pressão no seu trabalho, e pode entrar num processo de depressão, gerando uma série de sintomas tais como: – palpitações, angústia, mau humor, insônia. Pode ocorrer de um dia resolver se suicidar. É mais comum do que parece, mães que se estressam, choram sem aparente motivo, se isolam e trabalham arduamente até o cansaço total, Profissionais que perdem o emprego e não conseguem achar outro pode entrar num processo neurótico.

Os elementos característicos de uma NEUROSE estão nitidamente presentes:

a) Ansiedade;
b) hostilidade;
c) busca excessiva de companhia;
d) improdutividade;
e) exaltação pessoal.

Observação: Essas pessoas são geralmente agradáveis e bons chefes de famílias.

Existe uma classificação das Neuroses:

1 – Neurose de Angustia: Caracteriza-se por uma ansiedade constante, manifestada num estado mental mui penoso, deixando uma pessoa improdutiva e incapaz.

2 – Neurose fóbica: Nesta, a ansiedade localiza-se em algum objeto ou situação. O indivíduo passa a temer da maneira mais terrível e ilógica. Aerofobia, claustrofobia, medo de diversos gêneros dando origens a tantas fobias.

3 – Neurose Histérica: Caracteriza-se como um ataque, uma transformação momentânea atacando organicamente uma pessoa, tais como: paralisia, cegueira, surdez, sem lesões físicas dos respectivos órgãos, podendo ser passageira e em alguns casos de longa duração.

4 – Neurose Obsessiva: As idéias fixas, atos como rituais que precisam ser feitos. Lavar as mãos constantemente, arrumar a cama várias vezes, tomar vários banhos durante o dia, porém é uma obsessão psiquiátrica e não espírita. (TOC)


5 – Neurose Neurastenia: É um estado de cansaço crônico com irritabilidade, dores várias pelo corpo e outros distúrbios psicossomáticos. Qualquer esforço parece demasiado, desânimo.
6 – Hipocondria: Preocupação mórbida com os órgãos físicos, com as funções do corpo, que o sujeito afirma não funcionarem direito. Menor irregularidade assumem proporções gigantescas.

7 – Depressão Reativa: Estado de profundo abatimento, pessimismo, tristeza, desinteresse por tudo, falta de apetite, sentimentos de culpa, etc.

PSICOSE:

Já as psicoses são bem mais numerosas; todavia conhecidas em geral e muitas difundidas são: esquizofrenia (mais da metade dos casos), psicose maníaco-depressiva e paranóia, ainda algo notória é a psicose arterioesclerótica (diz muito: O sujeito está esclerosado (CADUCO), isto é, mentalmente desarranjado, pensando e falando inadequadamente em virtude da idade avançada).


Nenhum comentário: