sábado, 19 de março de 2011

Como agem os Espíritos



A Atuação dos Espíritos

Acreditem ou não, todos os homens – Espíritos provisoriamente encarnados – vivem cercados de Espíritos, que os influenciam para o bem ou para o mal, em harmonia com seus sentimentos.
Isso acontece com aqueles que vêem e também com aqueles que nada vêem ou percebem. A todo o momento o corpo humano está sendo bombardeado, e atravessado, por milhões de vibrações constitutivas do espectro das energias universais, sem que disso se tenha a mínima percepção. Entretanto, aparelhos ultra-sensíveis comprovam o fato. Por isso, nenhum homem culto o nega.
Devido ao grande apego que algumas pessoas possuem, quando estas desencarnam, ficam aqui mesmo na Terra. A maioria vive durante toda sua encarnação lutando exclusivamente, pela conquista de bens materiais. Até mesmo quando elas admitem a sobrevivência do Espírito depois da morte, não querem perder muito tempo se preocupando com a vida espiritual, vivem somente para a Terra. Quando morrem, estão sem preparo para ingressarem em planos altamente espiritualizados. Ficando com a permissão de Deus, por aqui mesmo. Alguns ficam nos lares que habitaram, junto aos entes amados. Até que um dia, despojados do corpo e dos instrumentos de comunicação terrena, esses Espíritos, pelo sofrimento, sintam desejo de se desprenderem dos parentes e dos valores terrenos e busquem, pela oração, o apoio de Espíritos mais evoluídos que os possam socorrer.
A população espiritual deste Planeta é constituída, na maior parte, por Espíritos atrasados, incapazes de se sintonizarem com os elevados ideais que são alimentados nos planos de maior espiritualização. Embora nem sempre sejam maus, esses Espíritos, de tão apegados que são aos afetos terrenos e à vida material podem influir, desastrosamente, no destino de muitas criaturas. Em compensação, muitos outros Espíritos vêm à Terra ou aqui estacionam em missão de caridade, influindo nas criaturas de forma positiva. Nessas condições, para facilitar a compreensão do modo por que os Espíritos podem alterar o destino humano, é útil classificá-los em três categorias:

  • Espíritos instrutores
  • Espíritos sofredores
  • Espíritos malfeitores

São categorias heterogêneas. São Espíritos com níveis evolutivos bastante diferentes.

Espírito Instrutor: não só o Espírito que, por sua cultura filosófica e doutrinária, pode converter e regenerar os pecadores.
Espírito Instrutor, também pode ser: embora analfabeto, mas, por sua retidão moral, por sua humildade e, sobretudo, pela exemplificação de seus erros terreno e de seus sofrimentos no Além, pode comover e estimular o auto-aperfeiçoamento dos céticos torna-se evidente que, nesta categoria, se enquadram, ao lado dos doutores e teólogos, humildes africanos, caboclos, etc.
Bem entendidos que esses caboclos e africanos que já passaram por castigos corretivos e, por isso estão destituídos dos antigos vícios do fumo, da cachaça, etc., e, pelos bons sentimentos que os animam, estão, de fato em condições de aconselhar e de proteger, sem viciar nem degradar.

No que concerne à categoria dos Espíritos sofredores, é preciso diferençar os Espíritos dos parentes e dos amigos, que, à míngua de educação religiosa ou por exagerado apego à família e ao lar, não se conformam em partir para planos espirituais relativos aos seus merecimentos. Esses prejudicam por amor; imantam-se, via de regra, ao parente com o qual tem maior afinidade, roubando-lhes energias vitais e causando-lhes, não raro, um quadro mórbido semelhante ao da doença que o matou! Ou os fazendo sentirem-se depressivos, cansados, desanimados e sem esperanças, sintomas da depressão.

Outros Espíritos sofredores embora não conhecidos pelo encarnado, podem se aproximar de cada pessoa, pela afinidade de sentimentos, da energia liberada por este e, ao fim de certo tempo, afetar a saúde, sem intenção de vingança, somente pelo alívio que lhe dá a radiação do fluído vital da vítima! Quer num, quer noutro caso, o resultado final será uma Espiritopatia, que certamente, desafiará o médico desconhecedor do problema clínico.

Espiritopatias: É uma infecção sem micróbio, determinada pela radiação mental de Espíritos sofredores, que conservam, no corpo espiritual, os fluídos maléficos, ou melhor- os vírus das doenças que os vitimaram.

Espíritos maléficos: nesses podem ter desde Espíritos analfabetos e perversíssimos, que usam de magia negra, até Espíritos eruditos, nos quais o intelecto se desenvolveu a margem da bondade, como instrumento, apenas, de objetivos egoístas e torpes. Esses são os mais temíveis, porque sabem iludir e planificam a maldade, com sádica satisfação. Nem sempre atormentam as vítimas. Para utilizá-las como instrumento de prazeres carnais, saboreando, através de seus receptores nervosos, o paladar dos alimentos, as sensações do sexo e do jogo, o prazer das bebidas, as sensações do cigarro, do charuto, do cachimbo ou das drogas. Esses Espíritos afastam suas vítimas de qualquer religião, ou podem usar o encarnado o colocando dentro de alguma religião para influenciar de modo errado pessoas inocentes, e, quando encontram médiuns adequados, provocam fenômenos mediúnicos, para conquistar-lhes a confiança. Cultos e inteligentes, esses Espíritos sabem perfeitamente que para continuarem a usufruir, por intermédio de vítimas indefesas, os prazeres aos quais apesar da perda do corpo carnal, não querem renunciar, devem afastá-las de toda possibilidade de ajuda.

Como se defender desses Espíritos?

Vigiando seus sentimentos, seus pensamentos e com vigilância e oração, conforme aconselhou Jesus, poderá se defender do assédio desses inimigos invisíveis, que além de vampirizar-lhes preciosas energias vitais, prejudicando-lhes a saúde, ainda os arrasta aos vícios e à degradação moral! O pior é que tais Espíritos estão camuflados com capa de “protetores”! Chegam a melhorar a vida e, até, podem realizar curar aparentes.
Como se vê, sabem enganar, para dominar. Menos hipócritas, no entanto, são os obsessores que, por crimes contra eles cometidos em anteriores encarnações, se vingam de certos médiuns, atormentando-os com quadros de neuroses compulsivas ou de psicoses agressivas! Sem embargo, para tudo isso, há um remédio heróico- a oração ao Mentor como ensina o Espiritismo

Dr. Penna Ribas
Caminho da Iluminação
Volume II

Nenhum comentário: