terça-feira, 25 de maio de 2010

História do Ferreiro


Havia um ferreiro numa vila que após uma vida de excessos  resolveu consagrar sua vida a Deus. Durante muitos anos, procurou realizar caridade, cumpria com seus deveres, mantia seus valores morais, mas, apesar de todo este esforço e dedicação nada parecia dar certo em sua vida, pelo contrário, dívidas cresciam e acumulavam, brigas constantes, etc.
Uma bela tarde, um amigo  que o visitara, e que se compadeceu de sua situação dificil, comentou: ” É realmente estranho que jsutamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar”. E ele continuou : ” Não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença espiritual, parece que nada tem melhorado”.
O ferreiro não conseguiu respondê-lo imediatamente, mas sentia que necessitava dizer algo para o amigo. Ele já havia meditado no assunto várias vezes e se colocado a mesma questão. Entretanto sentia que algo de maior atuava e baseando-se nisso respondeu: “Eu recebo em minha oficina o metal, aço, que ainda não foi trabalhado e preciso transformá-los em espada.  Você sabe como faõ isso?  Primeiro aqueço o metal  num calor absurdo, até que fique, vermelho.  Em seguida golpeio  com meus martelos mais pesados para dar-lhe a forma desejada. Logo depois mergulho a peça no balde de água fria  e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor.  Repito estas ações até que obtenha a espada perfeita.  Uma vez não é suficiente” .
O ferreiro deu uma longa pausa e continuou: ” As vezes o aço que chega até minhas mãos  não consegue suportar o tratamento… o calor, as marteladas, água fria,  acabam por gerar rachaduras nele. E eu sei que ele não dará uma boa espada . Então eu simplesmente o coloco num monte de ferro velh0 que tenho em frente a minha oficina. “
O ferreiro fez outro longa pausa e terminou: ” Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições; tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes, sinto-me tão frio  e insensivel  como a água fria que faz sofrer o aço. Mas a unica que coisa que peço em minhas orações é que Deus não desista de mim  e continue até que eu tome a forma que ele espera de mim.  E que jamais desista de mim e me coloque na pilha do ferro velho de almas.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da parabola , que acabei de ler, acho que é , um incentivo para minha vida, tambem tenho levado muitas marteladas,e sinceramente por vezes da vontade de desistir...... mas mais uma vez veio confirmar o que ja imaginava, Deus esta a moldar-me para que eu chegue aforma que ele pertende.
Continuem a publicar

Espiritualidade disse...

Obrigado Antonio pelo seu comentário, você pode também sugerir assuntos para serem postados em nosso Blog.