terça-feira, 19 de outubro de 2010

A lei da potencialidade pura

A primeira lei espiritual do sucesso, a lei da potencialidade pura, afirma que esse é nosso estado essencial. Essa é a consciência pura, campo de todas as possibilidades e da criatividade infinita. Nosso corpo físico, o universo físico - tudo que existe no mundo material-, provém do mesmo lugar: de um campo de percepção silenciosa e imóvel, a partir do qual tudo é possível. Não há separação entre esse campo energético e nossa essência espiritual, nosso Eu. Esse campo constitui nosso próprio Eu. E quando sabemos que nossa natureza essencial consta de pura potencialidade, nós nos alinhamos com o poder que manifesta tudo no universo.


O conhecimento de quem realmente é nos dá a capacidade de realizar qualquer sonho que tenhamos, porque o mesmo campo que a natureza utiliza para variar uma floresta, uma galáxia ou um corpo humano também pode efetuar a realização de nossos sonhos. Tudo é possível no campo da potencialidade pura, pois ele é a fonte de todo poder e inteligência, e da infinita capacidade de organização.

Portanto, o sucesso na vida depende de sabermos que realmente somos. Quando nosso ponte de referência interno é nosso espírito, nosso verdadeiro ser, experimentamos todo o poder dele. Quando nosso ponto de referência interno é o ego ou a autoimagem, nos sentimos separados de nossa fonte, e a incerteza dos acontecimentos cria medo e dúvida. O ego é influenciado por objetos externos ao Eu – circunstancias, pessoas e coisas. É fortalecido pela aprovação alheira. Quer controlar, porque vive com medo. Mas o ego não é o que nós realmente somos: ele é nossa máscara social, o papel que interpretamos. As necessidades de receber aprovação, de controlar as coisas e de exercer poder externo se baseiam no medo. Esse tipo de poder não é o poder da potencialidade pura, o poder do Eu, ou poder verdadeiro. O poder do eu é poder autêntico porque se apóia nas leis da natureza, e vem do autoconhecimento. O poder do Eu atrai coisas que desejamos para nós; ele magnetiza as pessoas, as situações e as coisas para apoiarem nossos desejos. Esse apoio das leis da natureza é o estado de graça. Quando estamos em harmonia com a natureza, criamos uma ligação entre nossos desejos e o poder de levá-las à materialização.



Como você pode vivenciar a lei da potencialidade pura? Uma forma de fazê-lo é através da prática do silencia e da meditação. Significa desligar o mundo e reservar tempo para simplesmente ser. Na Bíblia há a expressão “Fique em silencia e saiba que eu sou Deus”. O silêncio é o primeiro requisito para a manifestação de nossos desejos, porque no silêncio você se conecta com o campo de percepção pura e de infinito poder organizador.


Imagine-se jogando uma pedrinha em um lago tranqüilo e observando a formação de ondulações. É isso o que você faz quando entra em silêncio e introduz sua intenção. Mesmo a mais tênue provoca ondulações através do campo da consciência universal que conecta seu desejo com todas as outras coisas. Esse campo pode orquestrar para você uma infinidade de detalhes. Mas se sua mente for como um oceano turbulento, você pode explodir uma bomba e não notar nenhuma alteração.


Praticar o não julgamento é outra forma de experimentar a lei da potencialidade pura. E quando você está constantemente julgando as coisas como certas ou erradas, boas ou más, acaba criando turbulência em seu diálogo interno. Essa turbulência restringe o fluxo de energia entre você e o campo de potencialidade pura. No espaço entre os pensamentos existe um estado de consciência pura, um silêncio interior que liga você ao verdadeiro poder. Por intermédio da prática de não julgamento você silencia a mente e ter acesso a sua inquietude interior.


Outra forma de ter a experiência da lei da potencialidade pura é passar momentos em contado com a natureza. Péla observação você começa a sentir a harmonia entre todos os elementos e força da vida. A pródiga manifestação de abundância no universo é uma expressão da mente criativa da natureza. Se você se ligar na mente da natureza, terá acesso ao campo de potencialidade pura e criatividade infinita, e espontaneamente receberá pensamentos criativos,


Seja num curso de água, numa floresta, numa montanha ou no mar, a ligação com a inteligência da natureza lhe traz uma sensação de união com todas as formas de vida, dando-lhe suporte para entrar em contado com a essência mais íntima de seu ser. Essa essência está repleta de magia e mistério. Ela não tem medo, é livre. Quando você se concentra no conhecimento do seu verdadeiro Eu, não sente medo nem insegurança com relação a dinheiro ou á realização de seus objetivos. Você nunca sente culpa por sentir ambição ou por ter alguma coisa em abundância, porque entende que a essência de toda a riqueza material é a energia vital. Você sabe que seus desejos estão ligados de forma inseparável a tudo mais. Seu próprio desejo não é seu; é um impulso evolutivo se manifestando por seu intermédio; logo, por que você o questionaria? Esse impulso é a patê de um padrão mais abrangente, que é crescer e evoluir para alcançar mais abundância e criatividade.


A lei da potencialidade pura estabelece que você seja sua própria consciência, com ambas as manifestações: no mundo material e na latente em seu ser individual. Graças ao conhecimento e à prática dessa lei você pode se colocar em harmonia com a natureza e criar, sem preocupações, alegria e amor. Onde quer que você vá, em plena atividade, carregue sua paz interior dentro de si. Desta forma, a atividade caótica em torno de você jamais será um obstáculo a seu acesso ao campo da potencialidade pura.

Para vivenciar a lei da potencialidade pura:

• Reserve tempo diariamente para ficar em silencia, sintonizar-se com seu espírito, para apenar ser.


• Pratique o não julgamento. Comece cada dia com a afirmativa “Hoje não julgarei o que acontecer”, e em seus decorrer, continue a lembrar-se dessa afirmativa cada vez que se pegar emitindo julgamentos.


• Entre em comunhão com a natureza. Observe silenciosamente a inteligência inerente a tudo. Assista a um por do sol, ouça o barulho do mar ou simplesmente aprecie o perfume de uma flor.


Deepak Chopra
As Sete Leis Espirituais do Sucesso.

Nenhum comentário: