terça-feira, 15 de maio de 2018

Perispírito


Considerações Iniciais do Palestrante:
Estamos aqui para discutir um importante assunto que é o conhecimento do perispírito e a sua importância no entendimento das doenças que nos acometem. A importância do conhecimento sobre o perispírito é de muita utilidade no campo da mediunidade e também no que diz respeito ao entendimento e atuação na medicina espiritual que é o enfoque que daremos ao estudo de hoje. No início da Codificação, Kardec e os espíritos não puderam nos dar muitos detalhes a respeito da composição e das funções do perispírito. Motivos: a ciência não estava com nível de evolução suficiente para entender a característica deste elemento que foi designado de “semi-material” e também devido a dificuldade de existirem termos análogos para que eles pudessem nos dar uma ideia melhor a respeito do perispírito.
Hoje em dia, após aproximadamente 50 anos de informações dadas, principalmente por André Luiz e Emmanuel, e também devido ao avanço que a ciência alcançou, temos condições de entender com mais clareza o que é o peris-pírito. Observamos, também, que as conclusões que chegamos a respeito do perispírito, independente da diferença de termi-nologia utilizada, é muito parecido, principalmente com o pensamento das escolas orientais que detêm esse conhecimento há mais tempo que os espíritas. (t)
Perguntas e Respostas
Pergunta: O Que é o Perispírito?
Resposta: Definição dada a Kardec pelos espíritos: “… é o laço que liga a alma ao corpo.” … “Sua natureza é semi-material e é extraído do fluido universal de cada globo” “Por meio desse laço é que o espírito atua sobre a matéria e reciprocamente”. De uma maneira mais simples, podemos dizer que o perispírito, na verdade, não é um elemento homogêneo e sim, varia de grau de condensação. Do espírito para o corpo físico há uma condensação gradativa até atingir a condensação característica do corpo físico. O fluido cósmico universal é a ma-téria mais sutil que conhecemos, é dele que se originam todas as formas materiais que conhecemos.
O espírito é alguma coisa, porém a matéria prima que o compõe é diferente do fluido cósmico universal. O fluido cósmico universal no seu maior grau de pureza tem condições de manter afinidade com o espírito. No outro extremo, temos o corpo físico, que é fluido cósmico universal num grau de condensação que nos permite visualizá-lo. E entre esses dois extremos, temos uma infinidade de formas estruturais do FCU, que atenuam a diferença dos dois extremos, possibilitando um contato mais lógico entre os dois extremos tão diferentes. (t)
Pergunta: Se fosse possível a todos os encarnados ver o perispírito dos outros encarnados, que diferenças básicas encontraria? (Aprendi numa palestra que nosso Perispírito é idêntico ao nosso corpo enquanto encarnados, ou seja, que ele [o perispírito] tem um coração, fígado, cérebro, etc…)
Resposta: Nós veríamos o perispírito do indivíduo do mesmo modo que visualizamos o corpo dele quando encarnado. Quando olhamos para um outro indivíduo encarnado, não vemos os seus órgãos internos e sim a sua parte mais exterior que é a pele. Porém, quanto aos órgãos, o perispírito é quem dá a forma ao corpo físico. Quando desencarnamos, mantemos no perispírito somente os órgãos necessários ao nosso novo corpo de relação, que é o corpo espiritual. Normalmente, não conservamos os órgãos do aparelho sexual e do digestivo se as nossas necessidades já estiverem no caminho da sublimação.
Pergunta: Quando há a morte do corpo físico, em alguns casos, o Espírito fica ligado a ele pelo perispírito, ainda há o principio vital neste corpo físico?
Resposta: O princípio vital é matéria, derivada do fluido cósmico universal e se decompõe quando da morte do corpo físico. Em alguns casos, há uma demora maior na dissipação desse fluido. A ligação que permanece afetando o espírito desencarnado é provocada pelo pensamento deste ainda estar voltado ao seu corpo físico. Como o pensamento é onda eletromagnética, esta ligação transmite até as sensações de decomposição do corpo físico ao espírito. Por isto, é necessário que comecemos a trabalhar no nosso íntimo o desapego às coisas do corpo físico para que tenhamos maior facilidade após o desencarne.
Pergunta: Nas cirurgias espirituais sem corte, sem sangue e sem invasão tecidual, que assistimos em mui-tos centros espíritas, é no perispírito que elas ocorrem?
Resposta: Sim, é no perispírito. Porém, pode ocorrer também a nível de manipulação de fluidos, provocando uma interação com o corpo físico.
Pergunta: Numa reencarnação pode ocorrer de o espírito se lembrar de um fato que por suas mãos pôde provocar uma tragédia ,como a morte a outra pessoa, e reencarnar sem uma parte do seu corpo (como um braço por exemplo) por motivos de sua consciência? Se sim, porque isso ocorre?
Resposta: Sim. Porém, a lei não exige que se pague “olho por olho, dente por dente”. O que ocorre é que o indivíduo, ao tomar consciência do erro cometido, esse arrependimento provoca uma emissão de pensamento que vai lesar um determina-do órgão do seu corpo espiritual, que vai refletir no corpo físico esta deficiência. Tudo isso vai ocorrer se essa experiência for de utilidade para o espírito no caminho do seu aperfeiçoamento.
Pergunta: Há ligação entre perispírito e rejeição em casos de transplante de órgãos?
Resposta: Sim. Porque o perispírito, ele é fruto dos pensamentos, palavras e atos do espírito que o possui. Assim sendo, é uma característica individual que se reflete na carga fluídica que o compõe. Isto a nível material. Há ainda o problema de obsessão causado pelo não entendimento e/ou aceitação do desencarnado no que diz respeito ao aproveitamento do seu órgão.
Pergunta: Se o perispírito é o laço que une a alma ao corpo, para que o espírito precisa dele (perispírito) após a morte do corpo físico?
Resposta: O espírito, quando desencarna, ele muda de faixa vibratória e tem que estar revestido de uma matéria que possibilite a ele comunicar-se com o meio em que está no mo-mento. O perispírito, na verdade, é composto de vários corpos com diferentes graus de condensação e características vibratórias. Perispírito é o que está em torno do espírito, conforme o espírito vai mudando de faixa vibratória, ele fica envolto de um corpo de relação cada vez mais etéreo. Na verdade, ele continua com um perispírito, porém com uma camada exterior mais sutil.
Pergunta: No plano espiritual como se apresenta o espirito e perispírito em termos de aparência e forma ?
Resposta: Aparência idêntica ao da última encarnação, na maioria dos casos. Há espíritos que tem capacidade de manipular os fluidos e se apresentar com a forma que mais lhe convém. Ex.: Emmanuel com a aparência do senador romano Públio Lentulus.
Pergunta: Poderíamos afirmar que o perispírito è um registro das várias encarnações?
Resposta: Ele não é um registro. Essas lembranças ficam registradas em uma camada perispiritual e se mantém no “arquivo” até que essa lembrança não tenha mais utilidade para o espírito. Da mesma forma, que nós deletamos, em nosso micro, arquivos antigos que não nos interessam mais.
Pergunta: O que são os OVÓIDES – do ponto de vista perispiritual? (Citados por Luis Sérgio em suas obras)
Resposta: São espíritos que perderam o controle da forma perispiritual ou por se voltarem para dentro de si mesmos ou por experiências pessoais dolorosas. Eles perdem a capacidade de gerenciar a aparência externa do seu corpo espiritual. Muitas das vezes, esses espíritos são levados a incorporar em médiuns numa mesa de desobsessão para que, ajudados por estes, consigam recompor a forma do seu corpo espiritual.
Pergunta: Ferimentos sofridos no corpo físico de uma outra encarnação podem ficar “impressos” no perispírito, causando assim dores semelhantes ao do ferimento? Se sim , como é possível eliminar tais registros do perispírito?
Resposta: Sim. Esses registros permanecem no corpo espiritual por algum sentimento de culpa que o espírito ainda tem, se for a nível perispiritual. Se ele superar o problema que originou estas marcas, quando ele desencarnar elas desaparecerão. Passes podem amenizar e até acabar com essas dores, se houver merecimento do indivíduo.
Pergunta: Paulo, o que determina por exemplo o apego a uma determinada aparência espiritual? Ex: Emmanuel aparece como Públio Lentulus ao invés de Nestório.
Resposta: Pelas palavras do próprio Emmanuel, foi a encarnação mais representativa para ele, pois teve a oportunidade de se encontrar com Jesus.
Pergunta: Existe alguma ligação entre o perispírito e o sono?
Resposta: Durante o sono, os laços fluídicos que prendem o conjunto perispiritual ao corpo físico ficam enfraquecidos, possibilitando ao espírito que se liberte, deixando o corpo físico e o seu duplo etéreo no seu leito e partindo, revesti-do do seu corpo mental e do seu corpo espiritual (que são camadas do seu perispírito), que passa a ser o seu corpo de relação. O espírito, então, ou vai para o plano espiritual, em locais condizentes com sua faixa de vibração e seus pensamentos, ou então, se estes estiverem muito conturbados ficará vagando por ambientes da própria Terra.
Pergunta: O perispírito de uma criança recém nascida e desencarnada é limitado como seu corpo físico ?
Resposta: Depende do grau de evolução do espírito. Geral-mente, há um tempo de inconsciência em que o espírito se mantém como que dopado. O tempo de recuperação e retomada da sua forma normal é que varia com seu grau de evolução.
Pergunta: De que maneira é feito o desligamento do perispírito do corpo físico após o desencarne?
Resposta: Há equipes que fazem o trabalho de desligamento por meio de passes magnéticos, ajudando o espírito recém-desencarnado a desvencilhar-se do veículo material que o ser-viu. Há casos de espíritos já evoluídos que atuam no seu próprio desligamento.
Pergunta: O que acontece com a estrutura perispiritual de um ser desencarnado que se vincula a formação embrionário de um novo corpo físico?
Resposta: Primeiramente há um trabalho de limpeza e redução do corpo espiritual do espírito reencarnante. Durante a ligação com o feto, o espírito, dependendo do seu grau de evolução, atua de modo mais ou menos intensivo na formação do seu corpo físico, juntamente com espíritos responsáveis pela sua reencarnação.
Pergunta: O perispírito de um médium é, de alguma forma, diferente do de outras pessoas que não possuem mediunidade ostensiva?
Resposta: Sim. Há no perispírito do chamado médium ostensivo, segundo André Luiz no livro “Mecanismos da Mediunidade”, uma descompensação vibratória, que quer dizer o seguinte. O perispírito é matéria; como tal, composto de prótons, elétrons, nêutrons e mais uma infinidade de partículas que são descobertas diariamente pelos cientistas. Vamos considerar, a nível didático, somente as 3 primeiras partículas. O que provoca a descompensação vibratória é exatamente o fato de os pares de elétrons mais exteriores terem spins (movimento de rotação) no mesmo sentido provocando um campo magnético ativo. É isto que torna o médium mais sensível do que as outras pessoas. Ele é como se fosse uma antena ambulante atraindo espíritos. Daí a necessidade do médium ter disciplina de pensamento e conhecimento dos mecanismos envolvidos na mediunidade para que possa selecionar os espíritos que atraem. Sem esquecer, o seu comportamento moral, que é o principal critério de seleção.
Pergunta: Em uma reunião de desobsessão, realizada em um centro de minha cidade, um dos espíritos levados até lá estava “vestido” como a imagem católica do diabo, com cascos, pele vermelha, etc. Como isso foi possível? Manipulação da forma do perispírito?
Resposta: O espírito, pelo pensamento, pode modificar a matéria. Perispírito é matéria sutil e, como tal, mais propenso a sofrer influência do pensamento. Lembre-se, os espíritos manipulam os fluidos pelo pensamento, assim como os químicos manipulam os gases no laboratório.
Pergunta: Ocorre algum tipo de modificação no perispírito do encarnado quando está sendo obsidiado?
Resposta: A obsessão é de pensamento a pensamento. Porém, há casos em que o obsessor atua a nível perispiritual, com o objetivo de causar danos à saúde do obsidiado e, neste caso, provoca modificação prejudicial no perispírito deste, que vai refletir no corpo físico.
Pergunta: Paulo, e a parte genética do transplante? De que forma a carga energética do espírito interfere na constituição genética do órgão – dado fundamental para o sucesso do transplante?
Resposta: Do mesmo modo que os médicos procuram afinidades materiais, como tipo de sangue, etc, deve ocorrer também um aceite da parte do espírito do doador para que ele não carregue o órgão que está doando com fluidos deletérios, que possam ocasionar um insucesso no transplante. O ideal seria que fosse feito um trabalho com o espírito do doador, buscando a sua concordância com o ato. É claro, que, de preferência, essa conscientização deva ser feita com os seres encarnados em forma de campanha educacional mostrando à população a importância da doação de órgãos, no que diz respeito à quantidade de pessoas que possam vir a ser beneficiadas com algo que não mais nos será útil.



Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Paulo Nagae
Rio de Janeiro
02/01/1998

Nenhum comentário: