segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Médium e o Estudo


O Médium e o Estudo

Walter Barcelos
"Que o médium que não sinta com forças de perseverar no ensino espírita se abstenha, pois, não tornando proveitosa a luz que o esclareceis, será mais culpado e terá de expiar a sita cegueira."
Pascal
 - "O Livro dos Médiuns ", Allan Kardec, cap. XXXI - Dissertação nº 13
Toda empresa humana responsável exige de seu operário que seja esforçado e atencioso, que estude sempre e aprenda continuadamente para se desenvolver, adquirindo competência e eficiência. Da mesma forma, o Espiritismo isto espera de seus profitentes
A Doutrina Espírita não alimenta ilusões nem fantasias de menor esforço para nenhum adepto, muito menos para aqueles que pertencem ao quadro de trabalhadores efetivos. No trecho em referência, o espírito Pascal em outras palavras quer nos dizer: ao médium que não se interessar pelo conhecimento da Doutrina Espírita, melhor será para ele abster-se da prática medianímica, ou seja, que paralise suas atividades, porque assim estará se isentando de cometer absurdos doutrinários, por permanecerem voluntária cegueira espiritual.
Não se justifica nenhum médium ficar longo período da vida em estado de ignorância doutrinária e estagnação moral, pois necessita alcançar a posição respeitável de bom instrumento psíquico afinado com as notas divinas da Doutrina dos Espíritos, para agir proveitosamente, tirando o máximo de crédito e lucros espirituais.
O médium espírita não poderá contar somente com a luz de seus guias espirituais. Indispensável conquistar sua própria luz interior, porque o guia nem sempre estará de sentinela, protegendo-o e livrando-o das dificuldades e tentações. Como manter o médium a sintonia mental elevada, a inspiração superior e a intuição construtiva, se pouco se interessa pelo estudo sério e aprofundado do Espiritismo, muito especialmente as obras de Allan Kardec? Como amar uma doutrina que muito mal conhece? O espírito Emmanuel no livro "O Consolador", na questão n° 392, afirma, quanto ao dever de todo medianeiro espírita:
"O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalharem todos os instantes pela sua própria iluminação".
Quem serão esses médiuns? Obviamente, são todos aqueles engajados na casa espírita, principalmente das equipes de desobsessão, trabalho de passes, tratamento e cura espirituais.
Aqueles que se destacam pela sua força mediúnica e faculdades psíquicas avantajadas deveriam, com maior devotamento, se entregar à sagrada obrigação de estudar com mais seriedade e disciplina as obras espíritas, pois estão se posicionando como orientadores da multidão e aglutinadores das atenções para o Espiritismo.
No contato com dirigentes de centros espíritas, conversando sobre grupos mediúnicos, chegamos à conclusão de que diminuta é a percentagem de medianeiros que verdadeiramente gostam de estudar e aprender manuseando, principalmente, as obras básicas do Espiritismo.
Na atualidade, o médium espírita precisa estudar Kardec com método e perseverança, seja em particular - em sua residência - ou em equipe, principalmente na casa espírita, na forma de "Círculo de Estudos", onde encontrará a luminosa oportunidade de dialogar, debater, opinar, ouvir diversas interpretações e dar também o seu entendimento, tudo dentro de um ambiente fraterno e familiar, promovendo luzes de verdade para todos.
Os médiuns que não gostam de estudar a Doutrina estão numa posição muito estranha, porque desejam servir com os espíritos da luz para consolar e esclarecer multidões de criaturas ignorantes, sendo que, por sua vez, permanecem com o cérebro embotado ao discernimento kardequiano. Os médiuns levianos fogem do esclarecimento espírita, alegando:
"Eu gosto mesmo é de trabalhar na mediunidade e ajudar os que mais sofrem, enfim fazer a caridade que Jesus nos ensinou. Não gosto da teoria! É muita falação! Eu prefiro a prática!
O que conheço de Espiritismo, somado à minha experiência, já é o bastante. Não preciso de mais estudo. Estudar muito a Doutrina perturba minha mente e o meu trabalho".
Quanto de presunção e de vaidade encontramos nestas palavras saídas da boca de médiuns orgulhosos!
Devido aos médiuns, em grande maioria, não buscarem a pureza dos ensinos kardecistas, encontramos com facilidade por toda parte, centros espíritas realizando trabalhos mediúnicos os mais absurdos e exóticos, com absoluta ausência de disciplina, discernimento e prudência tão apregoados por Allan Kardec.
Alguém poderá indagar: Por que o bom médium precisa estudar, se ele sempre está com os mentores espirituais? Responderemos: Naturalmente, porque ele não é uma criatura infalível e nem possui privilégios e proteção especial dos Espíritos Superiores. O médium espírita é um aprendiz como qualquer outro companheiro de fé; um aluno necessitado de se iluminar constantemente; um discípulo chamado a conquistar as virtudes cristãs; um canal mediúnico sujeito a receber e aceitar tanto a inspiração de entidades benfazejas como das inteligências perversas e mistificadoras, dependendo sempre da direção e uso que dê à sua força mediúnica.
O estudo sério nunca perturbou ou fez adoecer pessoa alguma. Sendo assim, o médium precisa amar mais a Doutrina Espírita, estudando-a com prazer e disciplina, aplicação e perseverança.
"Mediunidade e Discernimento", Ed. Didier,
Aliança Espírita - Julho de 2000

sábado, 20 de setembro de 2014

Droga !!! Diga Não!!!!



      No livro Driblando a Dor, somos alertados do mal do século que é a droga. Talvez não tenhamos dado a devida importância a esse câncer na sociedade. Hoje estamos em situação de desespero e temos famílias completamente destruídas. Neste livro citado, o Espírito Enoque fala a Luiz Sérgio: "- A droga está aí, matando, aleijando e roubando a paz nos lares. Se as autoridades não abrirem carga pesada sobre ela, logo seremos os campeões de drogas em todo mundo. Precisamos combatê-la com disciplina e amor. A droga se encontra nas faculdades, nos hospitais, nos núcleos de trabalho, na polícia, nos quarteis, nos colégios, nas cadeias, enfim, ela é terrível e está em toda parte. A luta tem de partir de cima e o governo precisa das mães; elas, as verdadeiras mulheres, precisam unir-se para combater a assassina de seus filhos. As mães que já perderam seus filhos devem solidarizar-se num grito de justiça. Hoje, os traficantes buscam meninos desde tenra idade para iniciá-los ao vício. Ninguém está a salvo, ninguém pode dizer que desconhece, ela ronda cada lar, é impiedosa, cruel e bárbara. Hoje seu lar pode está resguardado, mas eu pergunto até quando? Ninguém sabe, a droga chega de mansinho e não escolhe ricos, remediados ou pobres"...
      Tudo começa com a curiosidade de experimentar, fazer parte do grupo. O jovem acha que tem o domínio, que poderá livrar-se dela a hora que desejar e assim vai caindo em suas garras. Sempre tem um "amigo" que possuí algum bagulho para ofertar, as vezes em um grupo na faculdade, ou até fazendo um trabalho em casa de amigos, na balada, até mesmo na praia. A verdade é que nós, os pais, ficamos tranquilos achando que demos todas as informações necessárias, que os criamos bem, com princípios e etc. Mas esquecemos que eles são indivíduos e que são seres que já viveram outras vidas, que reencarnam com todos os seus defeitos e qualidades. Nós não temos o controle, temos que estar sempre atentas, sempre de olho. Criá-los dentro de princípios morais fortes e dar amor, carinho, proteção, mas também regras, disciplina e principalmente respeito. Amar é também dizer " Não". Seja firme, coerente, converse, explique, esteja ao lado. Observe com quem seu filho conversa, se relaciona. Observe suas atitudes, seus estado físico quando chega de uma balada, de uma saída simples. Veja se ele se tranca no quarto, com quem fala na internet. Enfim, esteja atenta.
      Assim como uma doença quando descoberta no início oferece mais condições de cura, a droga também quando descoberta no início, lhe oferece condições melhores de enfrentá-la e salvar seu filho dessa maldição. Se você não sabe como agir, peça ajuda a um profissional, em igreja, a um amigo experiente. Não se cale, não finja que nada está acontecendo, não minta para você. Quanto mais rápida a reação, mas chances você terá.
      O livro também aborda o que acontece com o perispírito do jovem quando se vicia. Sei que muitos pais ficarão chocados ao ler quanto sofrimento é causado ao espírito de quem morre por overdose. Mas saber o que acontece, ajuda a ter coragem para enfrentar essa situação.

Não tenha medo, enfrente, lute pelo seu filho.  

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mudanças




Tenda Espírita Sagrada Família. 
Psicografia de Joana de Carvalho pelo Espírito de Pai João de Aruanda. 

Mudanças

Nós não as sentimos chegando sorrateiramente perto de nós,até que elas nos toquem no ombro e nos surpreendam com todas as novas informações que elas trazem. Elas nos puxam o tapete e nos empurram em um desfiladeiro e nada mais nos resta a não ser nos adaptarmos a um novo tipo de realidade, aquela que não era, mas que passa a ser a nossa. Elas por vezes nos parecem injustas; sem começo, meio, fim, pernas ou cabeças, mas nenhuma justificativa ou explicação do mundo realmente nos prepara para o que acontece depois que elas chegam. Podemos tentar nos preparar, visualizar ou tentar prever o futuro e todas as possibilidades a partir das atitudes que tomamos, mas nunca é próxima a verdadeira realidade do que acontece em seguida. Ela pode ser melhor, ela pode ser pior. A beleza dessa mudança é que ela é constante e recorrente, portanto, por melhor ou pior que ela seja, ela muda.
Dito isso, vocês estão passando por mudanças e elas são por vezes duras demais ou confusas demais, para que vocês consigam realmente situá-las a sua momentânea realidade e, o ser humano precisa disso para conseguir lidar com as coisas, precisa situar tudo para digerir o que acontece a sua volta. Por vezes isso não é possível, e essa é só mais uma das milhares de lições que nós aprendemos diariamente, o desapego. Portanto se desapegue disso. Se desapegue da necessidade de entender e controlar todas as coisas a sua volta. Se desapegue de tentar manejar controladamente tudo o que faz e diz, com medo de magoar o próximo. Não digo para não tomar cuidado e não fazer de tudo para ser o melhor que pode, digo apenas que somos induzidos ao erro de todos os ângulos e formas possíveis e por isso, se der errado e você nada mais puder fazer depois de ter tentado se redimir das maneiras que puder, se desapegue. Se desapegue do rancor, da angustia, da insatisfação e da mágoa. Se desapegue do orgulho e da necessidade de ter e de ser, mais do que você tem e é. Se desapegue das palavras tortas ditas a você. Se desapegue dos alfinetes, das pregas, dos amarrotados e rasgados. Se desapegue de tudo aquilo que faz peso e te impede de voar, porque tudo, tudo mesmo, está em constante mudança, e a única coisa constante na sua vida é aquilo que você insiste em carregar com você, portanto, faça a sua parte bem ou mal feita, mas faça da melhor maneira que puder porque todo resultado, seja ele qual for, vai ser um bom resultado se for feito com carinho, caridade e amor. E mesmo quando esse resultado parece do avesso e você pensa que nada da certo, perceba que no fundo nada realmente terminou. Tudo ainda está em mudança, porque algo realmente nunca termina nessa nossa vida, de etapas mas infinita. As coisas apenas têm as arestas aparadas e vão sendo modificadas ao passar dos anos para atender a novas necessidades que vão aparecendo, somos todos mutantes e isso é assustador e confuso, mas é a maior dádiva que existe, o fato de podermos errar, de termos espaço para nos redimir, de sermos o pior que poderíamos ser, para no futuro sermos o que mais mostraram desempenho para nos tornarmos nossas melhores versões.
Você não é culpado de errar e de ter tomado caminhos tortos e lamacentos, você existe exatamente para isso, para sujar teus pés na lama e tirar disso as lições que precisa para estar pronto para uma nova mudança. O mal só tem poder quando você transforma o que é mutante em constante e mesmo assim, até esse mal muda e um dia não mais o é. Não fique batendo com o martelo no mesmo prego, socando o mesmo ponto da parede, revivendo os mesmos momentos desagradáveis, ouvindo como um eco em sua cabeça as mesmas palavras cruéis, que muitas vezes foram ditas sem serem pensadas ou que por vezes queriam dizer algo e não souberam como realmente expressar. As pessoas mal conseguem se entender, estão tentando se descobrir todos os dias, como você vai esperar que essas mesmas pessoas que não se entendem, consigam realmente se fazer entender? Então se desapegue de tudo que não te faz crescer e mude e abrace a mudança, seja a mudança!.